segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cuidados de acordo com cada idade do gato...

Quem, afinal de contas, não se preocupa com seu bichano? Suas necessidades e cuidados especiais de acordo com cada idade?

Este post é para falar um pouquinho sobre isso. A idade em que ele está vivendo e suas necessidades.

Gatos jovens - até 3 anos

Nessa idade seu gatinho é um filhote brincalhão, ativo e curioso. Forneça sempre brinquedos e bolinhas para que ele "descarregue" as energias.

Leve-o ao veterinário periodicamente para tomar as vacinas e tenha muita paciência, afinal, esse é o tempo de educá-lo e ensinar tudo ao seu gatinho.

Lembre-se que educar não é bater, ensine-o com comandos, a palavra NÃO, quando dita com voz firme costuma ter efeito, lógico que como qualquer criança, é necessário insistência e paciência, mas tenha certeza que seu gatinho é capaz de aprender.

Cuidado com materiais de limpeza e medicamentos, deixe fora de alcance para evitar acidentes. Providencie um arranhador para o "bebêchano", já que eles adoram brincar com suas garras e evitará danos aos móveis.

Escolha sempre uma raça que se adapte a você e seu cotidiano. Leia sobre ela antes de adquirir um gatinho, já que o comportamento varia de acordo com a raça também. Mas se você gosta das surpresas de um "vira-latinha" também são uma ótima escolha! Serão sempre muito gratos e amorosos com você.

Gatos adultos - 4 a 9 anos

Gatos são bastante curiosos e, nesta fase, estão no auge dessa curiosidade e maturidade física e sexual. Proteja sempre seu bichinho evitando acidentes. Telas de proteção em apartamentos ou casas ajudam a evitar que fujam, pulem ou se machuquem.

Brinquedos e banho devem ser dados desde filhotes.

Se seu gato ainda não é castrado, pense nisso. A castração oferece muitos benefícios tanto ao animal quanto ao dono que terá menos preocupação com possíveis doenças e verá que o comportamento do seu bichinho mudará pra melhor.

Gatos idosos - acima de 10 anos
Leve-o ao veterinário anualmente, agora, além das vacinas, ele fará exames para prevenir possíveis doenças.

Compre ração própria para gato idoso, devido a obesidade, queda de cálcio, dentição e nutrição, seu gatinho exigirá uma ração mais balanceada para continuar com uma vida saudável.

Estimule-o a fazer exercícios sempre respeitando seus limites, já que nessa fase, os gatos ficam mais parados.

Diferente do cão, o gato não apresenta em geral, perda de visão e surdez na velhice, o que acontece no geral é a perda de agilidade.

Nessa época o que ele quer é sossego, lugar quente e calmo para que possa descansar, relaxar e dormir "muuuuiiiiito".

Cuide do seu "senhorzinho", dê muito carinho e atenção, afinal, é no fim da vida que precisamos mais ainda de amor.



É claro que esses são cuidados básicos. Há muitas outras formas de entreter e cuidar de seu gatinho. Procure saber mais consultando seu veterinário de confiança! 
via @Silesgalha Tudo de Gato

Nenhum comentário:

Postar um comentário